A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 26/10/2002, às 01:51

ESPECIAL HOMEM-ARANHA: Os maiores inimigos do herói
Repito: sem clones, por favor? Traz o meu sem gelo!!! Algumas pessoas realmente não gostam de outras. Você pode não gostar do seu vizinho, do seu chefe, até mesmo daquela caixa do supermercado. Existem pessoas que chegam a não falar e até a atravessar a rua para não cruzar com outras. Mas sempre tem aquele […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida

Algumas pessoas realmente não gostam de outras. Você pode não gostar do seu vizinho, do seu chefe, até mesmo daquela caixa do supermercado. Existem pessoas que chegam a não falar e até a atravessar a rua para não cruzar com outras. Mas sempre tem aquele que simplesmente bota uma fantasia maluca e tentam matar, destruir ou mesmo ridicularizar outro indivíduo. Confiram agora alguns dos principais vilões do Homem-Aranha, com seus nomes originais e primeiras aparições!

O Assassino
(Amazing Fantasy #15)

Embora não seja um dos tradicionais fantasiados e superpoderosos vilões do Homem-Aranha, esse homem comum foi o que mais atingiu o nosso herói sem nem mesmo ter um nome conhecido pelos leitores (Alguns dizem que seu sobrenome é Carradine). Seus caminhos se cruzaram quando tinha acabado de cometer um roubo no ginásio onde Peter Parker, recém-picado por uma aranha radiativa, ganhava dinheiro participando de campeonatos de luta-livre. Peter simplesmente deixou o ladrão escapar porque achava que aquilo não era problema dele. Ao chegar em casa na mesma noite e ver as viaturas na porta de casa, entrou para descobrir que seu tio Ben tinha sido assassinado. Seguindo uma pista que havia escutado dos policiais, chegou até um armazém onde estava o assassino. Quando viu o seu rosto foi tomado pelo choque: Era o ladrão que tinha deixado escapar no ginásio. Após entregar o ladrão para a polícia, começou a ter como lema a frase que seu tio Ben sempre lhe dizia: "Com grandes poderes vem grandes responsabilidades". O assassino ainda apareceu muito tempo depois, fugindo da prisão para ser eventualmente recapturado pelo Aranha. Morreu de ataque cardíaco.

Duende Verde (Green Goblin)

O arquiinimigo do Homem-Aranha, dono de uma risada diabólica e de uma grande loucura. Suas principais armas são as suas bombas-abóbora e o seu planador. Três pessoas e um refugo de laboratório já utilizaram esse nome para acabar com a vida do Aranha:

Duende Verde I – Norman Osborn (Amazing Spider-Man Vol. 1 #14): Norman era um rico empresário fabricante de produtos químicos. Ambicioso, sempre estava em busca de mais poder, ainda que já fosse dono de uma grande fortuna, o que fez com que se afastasse de seu filho Harry Osborn. Quando encontrou anotações de seu ex-sócio Mendell Stromm sobre uma fórmula que aumentaria o intelecto e a força de seu usuário, Norman decidiu fazer experiências com essa fórmula. Mas ele nunca deveria ter deixado a fórmula ao alcance de crianças. Com a intervenção de um jovem Harry que misturou os componentes da fórmula mudando a sua composição, ela acabou explodindo na cara de Norman fazendo com que ele não só ganhasse uma força sobre-humana, mas que também ficasse insano transformando-se no pior inimigo do Aranha. Os fãs amam odiar esse vilão que causa problemas não só ao nosso herói, mas também a todos os seus amigos, como foi o caso de Gwen Stacy, morta ao ser jogada da Ponte do Brooklyn pelo Duende. Sendo empalado por seu próprio flutuador e dado como morto, conseguiu enganar a todos e voltou como o grande responsável pela (Digamos, ridícula) Saga dos Clones.

Duende Verde II – Harold (Harry) Osborn (Amazing Spider-Man Vol. 1 #136): Um dos melhores amigos de Peter desde que se conheceram no colégio, Harry Osborn nunca teve a atenção necessária de seu pai. Nunca foi fácil aceitar a idéia de que seu pai era o Duende Verde. Após a (aparente) morte de seu pai, Harry achou que o deixaria orgulhoso se seguisse seus passos e se tornasse o novo Duende Verde. Sua missão? Vingar a morte de seu pai atacando a pessoa que ele achava responsável por tudo: o Homem-Aranha. Harry realmente se tornou um grande Duende Verde para a alegria dos leitores. Sua loucura não vinha da Fórmula-Duende como a do seu pai e sim de um enorme trauma ao descobrir que seu pai era o Duende Verde, sendo agravada ainda mais pela descoberta que seu companheiro de quarto era o Homem-Aranha. Harry tentou se curar com a ajuda do psiquiatra Bart Hamilton (Que viria se tornar o terceiro Duende Verde), mas acabou sucumbindo a loucura. Em um dos melhores arcos da história do Homem-Aranha, Harry volta a ser o Duende Verde, experimentando uma nova Fórmula-Duende tóxica demais, causando o seu envenenamento e o destruindo por dentro. Mas antes de morrer, Harry ainda salva o Aranha, preso em um edifício preste a explodir. Quando perguntado pelo Homem-Aranha porque ele o salvou, Harry disse em suas últimas palavras "Porque você é o meu melhor amigo". Simplesmente um dos melhores momentos de toda a série na minha opinião.

Duende Verde III – Bart Hamilton (Amazing Spider-Man Vol.1 #176): Depois de arrancar todas as informações possíveis de Harry em suas sessões de hipnose, o psiquiatra Bart Hamilton transformou-se no terceiro Duende Verde. Sua identidade ficou em mistério por mais ou menos um ano, mas Harry (Como Duende Verde) e o Aranha acabaram encontrando Hamilton (Também como Duende) na antiga Rede de Incineração do Brooklyn onde teve sua identidade revelada. Acabou morto em uma explosão arquitetada por ele mesmo para destruir Harry e o Aranha. Simplesmente um incompetente.

Duende Verde IV – O refugo de laboratório (Amazing Spider-Man Vol. 1 #88): O quarto Duende foi criado por Norman Osborn com a ajuda do Dr. Mueller Angst para despistar seus inimigos fazendo-os pensar que não tinha mais nenhuma relação com o Duende Verde e raptar o seu próprio neto, ganhando a compaixão das pessoas. Ainda lutou contra o Duende Macabro e teve seu fim se decompondo após uma grande luta contra o Aranha, revelando que tudo que realmente queria era um pai. Na minha opinião ele ainda foi melhor que Bart Hamilton.

Duende Macabro (Hobgoblin)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #238)

Um dos melhores vilões do Aranha, mas também aquele com a mais complicada história. Com os mesmos poderes do Duende Verde, o Duende Macabro logo mostrou que não era simplesmente uma cópia. Suas histórias e batalhas junto com a sua misteriosa origem trouxeram mais emoção às histórias do Homem-Aranha. Várias pessoas já usaram a máscara, mas todas elas têm ligação com um homem que só teve sua identidade revelada muito tempo depois: Roderick Kingsley. Lefty Donovan era um ladrãozinho pé-de-chinelo que sem querer achou um depósito secreto com todos os equipamentos do Duende Verde. Ele vendeu essa informação a Kingsley, um empresário do mundo da moda, que com algumas modificações na roupa se tornou o Duende Macabro original. Após uma tentativa frustrada de derrotar o Aranha, Kingsley começou a imaginar como uma pessoa como Norman conseguia agüentar todas aquelas lutas com o herói. Chegando a conclusão de que Osborn deveria ter algum poder sobre-humano, ele vasculhou todos as pistas deixadas no armazém. Após descobrir sobre a Fórmula-Duende, Kingsley desenvolveu sua própria versão, mas ao invés de testar em si mesmo como Norman ele testou a fórmula em Lefty, que assumiu a identidade de Duende Macabro. Com medo de que Lefty revelasse sua identidade, Kingsley o matou e, tomando uma quantidade dosada da fórmula para que não ficasse louco, re-assumiu a identidade do Duende Macabro chegando a chantagear quase metade dos personagens da série, como Harry Osborn, JJJ e Wilson Fisk.

Após uma intervenção do Aranha, Kingsley forjou a sua morte no Rio Hudson, fazendo com que tivesse que viver escondido. Enquanto ia para um de seus esconderijos, descobriu que um repórter do Clarim Diário chamado Ned Leeds estava seguindo seus passos. Capturando Leeds, Kingsley fez lavagem cerebral para que ele acreditasse que fosse o Duende Macabro e junto com o Rosa tentasse sem sucesso tirar Wilson Fisk do poder. Muito tempo depois, Kingsley já estava cansado da vida de criminoso, decidindo se aposentar e mudar para a Europa. Quando descobriu que Halloween (Jason Macendale) queria matar o Duende Macabro, decidiu que era a hora de acabar com Leeds. Dando a Leeds uma informação que o levou à Alemanha como repórter, Kingsley também forneceu informações sobre a "vida dupla" de Ned Leeds para algumas pessoas como Wilson Fisk. Essas informações acabaram caindo na mão de Macendale, que teria matado Leeds por vingança (Numa fantástica mini-série com a participação especial de Wolverine).

Toda essa história ficou em mistério por muito tempo até que Roger Stern, o criador do Duende Macabro, escreveu (Muito bem, diga-se por passagem) a mini-série "Hobgoblin Lives!" revelando todas as manipulações de Kingsley e a sua eventual prisão. Stern disse que sempre imaginou Kingsley como o Duende Macabro, mas como havia saído da revista alguns meses antes de poder revelar a verdadeira identidade do personagem, só pode contar a sua história anos depois nessa mini-série.

Doutor Octopus (Doctor Octopus)
(Amazing Spider-Man Vol. 1#3)

Otto Octavius era um cientista brilhante, mas muito arrogante. Decidido que não dependeria de ninguém em suas experiências, criou quatro tentáculos de metal que ele comandava por controles na frente da placa que cobria seu peito. Mas, como ninguém é perfeito e acidentes radiativos no Universo Marvel é que nem mato, acabou tendo os tentáculos presos ao seu corpo em uma explosão, ganhando controles mentais sobre eles. Um dos mais formidáveis vilões dos quadrinhos, cria planos sensacionais, sejam eles para dominar o mundo ou para simplesmente se vingar do Aranha. Embora seja possível derrotá-lo com um simples soco, é extremamente hábil com seus tentáculos, sendo o primeiro vilão a derrotar o Homem-Aranha logo na sua primeira aparição. Normalmente seus confrontos com o Aranha são memoráveis, mas ultimamente tem sofrido muito nas mãos de roteiristas que não conseguem enxergar o seu potencial. Um dos fatos mais engraçados sobre o Doutor Octopus é que ele quase casou com a tia May! Quando May herda uma ilha com uma fábrica nuclear, Otto decide que a fábrica será dele, porém o único jeito de conseguir sucesso em seu plano é se casando com May. No fim o Homem-Aranha acaba salvando o dia antes deles casarem.

Kraven (Kraven)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #15)

Sergei Kravinoff, filho de um aristocrata e nascido numa Rússia decadente, foi para a África para tentar encontrar tranqüilidade e sua nobreza perdida com a morte do pai. Descobrindo que tinha um enorme talento para a caça, foi para os EUA para a sua caçada definitiva: o Homem-Aranha! Com a ajuda de poções tomadas na época em que vivia na África, Kraven teve sua força, velocidade e habilidade aumentadas para o nível de uma fera selvagem. Confrontos com Kraven sempre eram clássicos. Foi o único que conseguiu sucesso onde todos fracassaram: Em um plano muito bem arquitetado, capturou e enterrou vivo o Homem-Aranha! Com a idéia de que somente conseguiria superar seus medos se enxergasse pelo ponto de vista deles, Kraven tomou o lugar do Homem-Aranha por algum tempo. Conseguindo terminar sua mais incrível caça, Kraven cometeu suicídio dando um tiro na boca com uma espingarda, morrendo sem saber que o Aranha havia escapado da sua prisão. Seus filhos Vladimir e Alyosha Kravinoff ainda tentaram sem sucesso seguir seus passos. Bem, pelo menos podemos dizer que Vladimir conseguiu, já que está tão morto quanto seu pai. Alyosha ainda teve mais sucesso, entrando na nova formação do Sexteto Sinistro e ainda ganhando uma nova mini-série chamada "Get Kraven" que deve chegar nas bancas americanas logo depois do filme.

Homem-Areia (Sandman)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #4)

William Baker era um dos mais procurados na lista do FBI. Fugindo para a Polinésia Francesa em busca de liberdade, foi preso em uma tentativa frustrada de assaltar um banco. Quando conseguiu fugir da prisão após trocar de lugar com o seu companheiro de cela morto por uma gripe, nadou até chegar em uma ilha. Andando pela praia e se sentindo bem por ter alcançado a tão sonhada liberdade, acaba sendo atingido por uma explosão nuclear (Sim! Era uma das 6.237.445 ilhas do Universo Marvel em que se fazem testes nucleares!) e, ao invés de morrer, teve seu corpo fundido com a areia da praia, ganhando superforça, a capacidade de modelar o seu corpo e de alterar a sua densidade da forma que bem quisesse, tornando-se o Homem-Areia. O Homem-Areia já se regenerou e voltou a ser bandido mais que qualquer outro personagem, sendo até companheiro de equipe de Silver Sable e um membro dos Vingadores! Atualmente voltou a ser bandido ao se juntar ao Sexteto Sinistro para matar o Doutor Octopus.

Abutre (Vulture)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #2)

Adrian Toomes era um engenheiro elétrico que estava desenvolvendo um gerador antigravidade eletromagnético quando descobriu que seu sócio Gregory Bestman o estava roubando. Descobrindo que quando vestia a roupa com o gerador ficava mais forte e ágil, resolveu se vingar de seu sócio. Com medo de Toomes, Gregory expulsou-o da firma, fazendo com que Adrian ficasse ainda mais nervoso e roubasse todo o seu dinheiro. Maravilhado com a facilidade de que o crime foi cometido, Toomes aperfeiçoou o seu invento e começou uma longa vida de crimes como o Abutre. Muito tempo depois da primeira vez que colocou a roupa, descobriu que por causa do seu uso contínuo acabou contraindo câncer. Aliando-se com o Camaleão desesperado em busca de uma cura, Toomes rejuvenesceu, ficando livre do câncer e ainda mais perigoso. O Abutre eventualmente voltou à sua idade original em uma luta contra o Aranha.

Mysterio (Mysterio)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #13)

Mestre em cenas perigosas. Gênio na arte dos efeitos especiais. Embora Quentin Beck fosse um dos melhores atrás das câmeras, existia o desejo de se tornar um astro na frente delas. Embora seu trabalho como ator não tenha obtido o sucesso esperado, foi por causa de uma piada de um colega que Quentin resolveu ir atrás do Homem-Aranha para provar que conseguiria tomar o seu lugar como herói. Após mudar para Nova York e estudar os movimentos, técnicas e até a teia do Aranha, nascia Mysterio, um vilão não tão bom quanto outros mas que no seu fim provou ser um excelente adversário. Um dos poucos vilões que tiveram alguma relação com o assassino do tio Ben, Quentin descobriu a razão do ladrão estar naquela fatídica noite na casa dos Parker: uma fortuna escondida no porão da casa, que tentou roubar vestido de alienígena mas sendo derrotado pelo Aranha. Mysterio foi o que mais fez alianças com outros vilões. Elas iam desde o Consertador, com quem começou sua carreira de crimes, até o Sexteto Sinistro (Que já teve como integrantes Kraven, Octopus, Electro, Venom, Homem-Areia, Duende Macabro e Abutre, além do próprio Mysterio).

Ele eventualmente pagou o preço pelo uso contínuo de seus gases e produtos químicos utilizados para criar seus efeitos: Quentin Beck contraiu um tumor no cérebro e câncer de pulmão. Com somente um ano de vida, foi solto e retornou a sociedade. Já que um clone estava no lugar do Aranha (Argh!), Mysterio escolheu o herói Demolidor como seu novo alvo. Em um plano muito bem elaborado, Mysterio comprou o segredo da identidade secreta do Homem Sem Medo do Rei do Crime, fazendo com que o Demolidor acreditasse que um bebê nascido de uma menina virgem era na verdade ou o mal encarnado ou o salvador de todos. Sem saber no que acreditar, o Demolidor foi totalmente massacrado pelo vilão. Mas com seus sentidos aguçados, o herói conseguiu enxergar a verdade através de seus efeitos e desmascarou Mysterio. Derrotado, Quentin Beck cometeu suicídio. Danny Berkhart e Macguire Beck, respectivamente amigo e prima de Quentin, ainda usaram a identidade de Mysterio para derrotar o Aranha e o Demolidor, mas os dois fracassaram em suas tentativas de vingar o nome do amigo.

Electro (Electro)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #8)

Maxwell Dillon era um simples eletricista quando foi atingido por um raio e, ao invés de morrer, teve seu metabolismo alterado de forma que ganhasse o poder de controlar a eletricidade. Sou só eu ou você também acha que Stan Lee estava com preguiça quando escreveu a origem desse vilão? Bem, isso não importa, porque nesse momento nascia um dos mais incompetentes vilões do Homem-Aranha: Electro! Sempre atrás de dinheiro ou vingança, Electro já lutou contra o Demolidor, Capitão América, Quarteto Fantástico e o Homem-Aranha. Um dos vários vilões contratados por J. Jonah Jameson, Electro tentou derrotar o Aranha em cadeia nacional, mas acabou sendo derrotado para desespero de JJJ. Em uma época que ele já estava sendo utilizado demais e de forma pobre por vários escritores, Electro ainda tentou sucesso em grupos como o Quarteto Terrível, se tornando um personagem fraco ao invés de um oponente digno do Aranha. Numa das últimas vezes que apareceu, Electro foi "recriado" por John Byrne, ganhando uma roupa horrível, mas pelo menos se tornando bem mais poderoso e perigoso. Pena que não ganhou um pouco mais de competência.

Venom (Venom)
(Secret Wars #8 -Roupa alienígena-, Amazing Spider-Man Vol. 1 #299)

Eddie Brock tinha acabado de ser despedido do seu emprego como repórter no Clarim Diário porque o Homem-Aranha provou sem querer que uma matéria escrita por ele era falsa. Sua carreira estava terminada e tudo que passava na sua cabeça além de ódio pelo Aranha eram pensamentos suicidas. Eddie estava em uma igreja rezando tentando obter perdão por esses pensamentos negros, mas ele nem imaginava que o Aranha tinha acabado de se livrar do simbionte alienígena que usava achando que era somente um uniforme. Nesse encontro acidental entre o simbionte e Brock na igreja, nascia Venom, um dos mais mortíferos inimigos do Homem-Aranha. Com Brock aceitando totalmente o simbionte, conseguiu todos os poderes do Homem-Aranha, assim como o conhecimento de sua identidade secreta. Procurando vingança por ter arruinado a sua vida/rejeitado a simbiose, Venom atingiu todas as pessoas que tiveram contato com o Aranha. No fim quem sofreu o maior impacto foi o próprio Brock, que viu sua ex-mulher cometer suicídio por medo do simbionte alienígena. Venom se tornou um dos vilões mais famosos do Aranha, ganhando diversas mini-séries e até um título próprio por um curto espaço de tempo, seja enfrentando diversos outros heróis do Universo Marvel ou como anti-herói.

Carnificina (Carnage)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #360)

Cletus Kasady era um maníaco homicida com 11 penas de morte consecutivas que viu a oportunidade de uma fuga rápida e fácil com a ajuda de seu novo companheiro de cela Eddie Brock. Quando o simbionte de Brock voltou para resgatar o seu hospedeiro destruiu boa parte da cela onde estavam os dois. Mas sem ninguém saber, o simbionte alienígena dera a luz a outro simbionte que Kasady tomou para si, tornando-se um vilão bem mais poderoso que Venom e o Homem-Aranha chamado Carnificina. Essa nova "equipe", por ter como hospedeiro um assassino assumido que tinha como lema a frase "Qualquer um pode se tornar um assassino desde que tenha coragem", não tinha o mesmo senso de ética de Venom (Que nunca matava inocentes) matando todos que cruzassem o seu caminho. No arco "Carnificina Total", o primeiro a mostrar toda a sua fúria assassina, foi necessário que o Aranha se juntasse ao Capitão América, Gata Negra, Punho de Ferro, Venom e muitos outros para derrotá-lo. Embora todos seus planos comecem com a sua fuga do Instituto Ravencroft, todos eles acabam terminando no mesmo instituto derrotado pelo Aranha.

Halloween (Jack O’Lantern)
(Machine Man Vol. 1 #19)

Embora esse não seja um dos personagens mais famosos e nem mais poderosos da revista do Homem-Aranha, resolvi incluí-lo pela sua ligação com o Duende Macabro e Mysterio e porque, convenhamos, seu uniforme é um dos mais legais que já vi. 🙂

Jason Macendale começou sua carreira de crime logo após ser desligado da CIA através da identidade de Halloween utilizando seus talentos na área química e combate corpo-a-corpo. Embora sua primeira aparição tenha sido na revista do Homem-Máquina, logo foi tomando seu lugar na revista do Aranha. Após sua vida como Duende Macabro, Jason retomou sua identidade de Halloween somente para ser morto por Roderick Kingsley, o Duende Macabro original. Mas outro Halloween surgiu para transtornar a vida de todos, sendo ninguém menos que Macguire Beck, prima de Quentin Beck (Mysterio) em um plano para vingar a morte de seu irmão. Desde então estamos sem um Halloween, mas ainda acho que esse nome voltará a nos assombrar…


Wilson Fisk, o Rei do Crime (Kingpin)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #50)

Se você perguntar a Wilson Fisk qual a sua profissão, ele lhe dirá que é somente um humilde negociante no ramo de especiarias. Mas por trás dessa fachada ele é o homem que controla a cidade de Nova York com mão de ferro, o Rei do Crime. Um dos mais inteligentes vilões no Universo Marvel, ele também é um dos mais ágeis lutadores, chegando a ficar pau-a-pau com o herói Demolidor. Sua estréia foi na mesma edição em que Peter Parker decide deixar de ser o Homem-Aranha pela primeiríssima vez (Edição essa considerada a melhor capa de todos os tempos pela equipe da Wizard). Aproveitando essa situação, o Rei propõe uma união entre todas as gangues de Nova York sob sua liderança além de ainda decidir matar JJJ pelas coisas que o editor do Clarim Diário estava escrevendo a seu respeito. Mas, graças à intervenção do Aranha, JJJ foi salvo e o Rei acabou sendo exposto pelo Clarim Diário que revelou toda a sua vida no crime organizado, acabando com a união entre as gangues. Embora o Rei seja atualmente um vilão mais pertencente às páginas da revista do Demolidor, ele sempre faz uma visita à revista do Homem-Aranha para infernizá-lo um pouco.

Lagarto (Lizard)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #6)

O Doutor Curt Connors perdeu seu braço direito enquanto servia seu país como cirurgião no exército. Um estudioso de répteis, Connors chegou à conclusão de que poderia conseguir seu braço de volta se tivesse as habilidades regenerativas desses animais. Quando tomou uma fórmula experimental que continha a enzima responsável pela regeneração de membros nos répteis, seu braço voltou ao normal. O que ele não sabia é que a fórmula faria com que seu corpo sofresse uma mutação, transformando-se no selvagem Lagarto, o que faz com que o Aranha sempre tenha que inventar alguma coisa para retornar Connors ao seu estado normal. Os planos do Lagarto normalmente se limitam a substituir a humanidade por uma raça de homens-lagarto e, embora Connors sempre ajude o Aranha nos momentos mais difíceis, matar o Homem-Aranha no processo. Os genes de Connors foram permanentemente alterados, assim toda vez que ele dá as caras nos quadrinhos já podemos esperar uma possível aparição do Lagarto.

Camaleão (Chamaleon)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #1)

Um dos maiores mistérios das páginas das revistas do Aranha: Quem é o Camaleão? Mercenário, espião e amigo de Kraven, o Camaleão utilizava suas fantásticas habilidades para mudar o seu rosto e conseguir executar os seus planos. Duas das poucas coisas que sabemos sobre a vida do Camaleão é que ele é Russo e que cresceu como criado da abusiva família Kraven. O Camaleão já foi contratado por pessoas como o Líder — Um supergênio irradiado pelos raios gama — e a organização subversiva neofascista Hydra, tendo lutado contra os Vingadores, Demolidor e o incrível Hulk. Na última vez que foi visto, o Camaleão parece ter morrido ao pular da ponte do Brooklyn na frente de Parker.

Escorpião (Scorpion)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #20)

MacDonald "Mac" Gargan era somente um investigador particular contratado por JJJ para seguir Peter Parker a fim de descobrir como ele conseguia tirar fotos tão perfeitas do Aranha. Mas ele recebeu uma proposta muito melhor de Jonah: Ser uma cobaia em um experimento do Doutor Farley Stillwell para tornar-se mais poderoso e assim poder derrotar o Homem-Aranha. Mas alguma coisa deu errado no experimento, causando a morte do Doutor Stillwell e fazendo com que Gargan não conseguisse mais distinguir o certo do errado. Com uma roupa criada pelo Consertador, nascia o Escorpião, com um profundo ódio pelo Aranha e por J. Jonah Jameson. O Escorpião já lutou contra alguns pesos pesados do Universo Marvel como o Capitão América e os Vingadores, mas hoje em dia o Escorpião tem passado mais por mudanças de uniforme do que batalhas com o Homem-Aranha.

Shocker (Shocker)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #46)

Herman Schultz era um ladrãozinho bem pé-de-chinelo, mas quando se tratava de trabalhar com ferramentas ele mostrava que tinha bastante talento. Tanto que foi com esse talento que ele criou na prisão as suas luvas de vibro-choque, fugindo para se tornar Shocker. Sendo um dos mais tradicionais vilões do Aranha, sempre traz algum problema com seus poderes vibratórios, sendo diversão garantida.

Rhino (Rhino)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #41)

Alex O’Hirn (Nomezinho sugestivo, hein?) nunca foi muito brilhante. Quando aceitou uma oferta para se tornar uma máquina de matar sobre-humana por um par de cientistas estrangeiros chamados Igor e Georgi, mal sabia que ele havia sido escolhido justamente por essa sua "qualidade". Depois de meses de experiências químicas e radioativas, O’Hirn tinha uma superforça, uma roupa super-resistente e a mesma superinteligência de ameba, tornando-se Rhino. Seus maiores trabalhos foram seqüestros, todos eles fracassados. Entre as vítimas estão JJJ e Bruce Banner, o alter-ego do incrível Hulk. A sua falta de inteligência é o que faz esse vilão estar entre os favoritos pelo público.

Chacal (Jackal)
(Amazing Spider-Man Vol. 1 #129)

Quem iria imaginar que aquele professor de biologia fosse causar tanta confusão na vida de Peter Parker? E olha que não estou falando de notas!! Miles Warren tinha uma grande paixão na sua vida: sua aluna Gwen Stacy. Quando ela morreu em uma batalha entre o Aranha e o Duende Verde, Miles culpou Peter por sua morte, resolvendo se vingar como o Chacal. Ele nunca foi páreo fisicamente para o Aranha mas, com a sua inteligência e por sempre estar acompanhado de outros vilões, sempre causava enormes dores de cabeça. Mas nada tão grande quanto o que estava por vir. O Chacal aprendeu algumas coisinhas quando trabalhou com o Alto Evolucionário (Um vilão que no melhor estilo Doutor Moreau combina geneticamente animais com seres humanos) e criou um clone de Gwen Stacy. Mas se ele conseguiu criar um clone de Gwen Stacy, poderia ele criar outros clones? Para a infelicidade de vários leitores, a resposta foi um estrondoso "sim".

O Chacal criou um clone exato do Homem-Aranha (Até com as suas memórias), fazendo com que os dois Aranhas lutassem entre si, causando não só a aparente morte do clone como também a sua própria. O Aranha jogou o corpo do seu clone na chaminé da antiga Rede de Incineração do Brooklyn para destruí-lo. Após ter pedido para o Dr. Curt Connors fazer alguns testes para ver se realmente era o original, jogou fora o envelope com o resultado dos exames com a certeza de que era o verdadeiro Homem-Aranha…

Muito tempo depois o clone, agora chamado Ben Reilly, voltava a aparecer revelando que não só estava vivo mas que ele era o Homem-Aranha original! Peter, abalado pela revelação, se aposenta da vida de aventuras e deixa Ben cuidar dos problemas de Nova York como o novo Homem-Aranha. Isso foi considerado por muitos (Como esse que vos fala) como um verdadeiro tapa na cara dos leitores, já que mostrava que tudo que eles tinham lido até então era uma grande mentira. Na mesma época foi revelado que um clone do Chacal teria morrido naquela noite e que o original planejava popular toda a Terra com clones com a ajuda de seu vírus Carniça. Com a volta de Norman Osborn (Todos voltaram nessa época, sejam como clones ou como pessoas reais) e a revelação de que o Duende Verde era o responsável por tudo, a horrível Saga dos Clones chegava ao fim com a morte de Ben Reilly, o desaparecimento do Chacal e a prisão de Norman Osborn.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024