A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 19/11/2002, às 12:21

FELIZ ANIVERSÁRIO, LUCASARTS!
Uma das maiores softwarehouses do mundo está comemorando 20 anos! Nem parece que já se passaram 20 anos. Desde a primeira vez que entrei em contato com os jogos dessa empresa (Maniac Mansion, em 1987 no meu Nintendinho), me apaixonei pelo seu estilo. Jogos com um senso de humor inteligente, bem feitos e sempre a […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida


Nem parece que já se passaram 20 anos. Desde a primeira vez que entrei em contato com os jogos dessa empresa (Maniac Mansion, em 1987 no meu Nintendinho), me apaixonei pelo seu estilo. Jogos com um senso de humor inteligente, bem feitos e sempre a frente de seu tempo. Afinal, quem iria pensar em fazer uma função que simulasse profundidade e zoom de sprites (Coisas tão comuns em jogos de primeira pessoa como Doom e Duke Nukem 3D) nos tempos do Atari 800?

:: AS ORIGENS

Após ter feito com que a imensidão do espaço pudesse virar palco de um épico em Guerra nas Estrelas (hoje mais conhecido por aqui como Star Wars… maldito marketing!), George Lucas teve uma idéia: fazer com que os jogos de computadores deixassem de ser primitivos e sem graça, com a visão de jogos épicos de histórias envolventes e personagens com quem as pessoas se importassem. Nesse instante, em 1982, nascia a divisão de jogos da Lucasfilm (chamada Lucasfilm Games), em um escritório logo ao lado da Industrial Light & Magic (ILM), empresa responsável pelos efeitos de Guerra nas Estrelas, e bem perto de um grupo que anos depois viria a ser conhecida como Pixar. Sua missão: Trazer o toque da Lucasfilm para os videogames. Com jogos baseados nas séries Indiana Jones e Guerra nas Estrelas, inovações como tomar um conceito de um filme de Steven Spielberg que seria caro demais para produzir e transformá-lo em um jogo (The Dig) e o excelente humor de seus adventures, a LucasArts transformou-se na grande potência que é hoje.

:: SIGLAS BEM SIMPÁTICAS

Uma das tradições mais legais da LucasArts são as siglas bem humoradas dadas para cada um dos seus sistemas. Nomes como SCUMM e iMUSE ficaram na cabeça de milhares de programadores (E não há nada mais nerd do que dar um nome engraçado para um programa que você fez. Acredite, eu faço isso.). – SCUMM (Script Creation Utility for Maniac Mansion)
1987. Um jogo quebrava barreiras ao mostrar uma nova interface: aponte-e-clique. Diferente dos jogos de aventura da Sierra como Leisure Suit Larry, em que você digitava frases inteiras para dizer o que você queria fazer, Maniac Mansion permitia o uso o mouse para criar esses comandos. Desenvolvido por Aric Wilmunder e Ron Gilbert, SCUMM se tornaria o pai de quase todos os adventures da LucasArts. O último jogo a utilizar esse engine foi The Curse of Monkey Island (o terceiro da série) em 1997, passando por Sam & Max Hit the Road, The Dig e Full Throttle.

Só para os mais curiosos e geeks de plantão, o código-fonte de um jogo que utilizava o SCUMM era assim:

Actor.Init(4);
Actor.Face(180);
SayLineSimple(4,’/B3Kn399/Justbecause you’re a grownup…’);
Wait.ForMessage();
SayLineSimple(4,’/B3KN400/… doesn’t mean that you can wastemy time.’);
Wait.ForMessage();
Actor.Init(1);
Actor.Turn(180);
If(!BinVar583){ SayLineSimple(1,’/TWGT462/Hey! There’s nobottom to this mug!’); BinVar583 = 1; }

Tradução:

Linha 1: Escolhe o ator (personagem na tela) número 4 para a próxima utilização do objeto Actor
Linha 2: Faz com que o ator 4 mova 180° (Mover-se à esquerda)
Linha 3: Faz com que o ator 4 diga essa linha de diálogo (/B3KN399 é a identificação do arquivo onde está o diálogo)
Linha 4: Espera que o diálogo termine.
Linha 5: Diz outra fala
Linha 6: Espera novamente
Linha 7: Escolhe ator 1
Linha 8: Move o ator 180°
Linha 9: Essa útima linha de diálogo só é dita se a variável BinVar583 é igual a 0 (E depois tem atribuído o valor 1 para que Guybrush não diga essa fala caso venha a olhar a caneca novamente.)

Esse código foi retirado do jogo The Curse of Monkey Island por Jimmi Thøgersen.

– iMUSE (Interactive Music and Sound Effects)
Imagine o que aconteceria com os filmes se não houvesse variação de temas. O que seria da destruição da Estrela da Morte sem a mudança do tema do Império para o tema da Rebelião? Ou mesmo os vários trechos espalhados pelo filme Batman – O Retorno do tema que Danny Elfman criou para o Homem-Morcego? Seguindo essa idéia foi criado o iMUSE, utilizado pela primeira vez em The Secret of Monkey Island 2. O iMUSE permitia que a música mudasse conforme as ações do personagem, como na parte em que o personagem Guybrush Treepwood utiliza uma corda como chicote para pegar um baú. Nesse momento, a música de fundo muda para um trecho do tema do Indiana Jones, sem o jogador nem perceber a troca. Começou utilizando MIDIs, mas hoje em dia usa formato digital. Na minha opinião é o melhor engine para músicas já criado, mostrando que a LucasArts acha a música de seus jogos tão importante quanto todas as outras partes.

– Jedi
Realmente existiu um engine com esse nome. Criado para o jogo Dark Forces, jogo em primeira pessoa que conta a história de como Kyle Katarn roubou os planos da primeira Estrela da Morte para que os Rebeldes pudessem destruí-la. Ainda foi utilizado nas sequências do jogo, com algumas atualizaçãos. Esse engine se diferenciava de todos os clones de Doom pelas inovações como olhar para cima e para baixo, agachar e pular. E, claro, Dark Forces é legal pacas porque em uma das fases você enfrenta o Boba Fett.

– INSANE (INteractive Streaming and ANimation Engine)
INSANE é utilizado para Full Motion Video, aqueles videozinhos que contam trechos da história. Utilizado pela primeira vez em Rebel Assault II, toda vez que você vê um FMV em qualquer jogo da LucasArts tenha certeza que o INSANE está sendo utilizado.

:: FUNCIONÁRIOS E EX-FUNCIONÁRIOS

Pessoas como essas merecem destaque especial. Afinal, foram eles os grandes responsáveis pelos clássicos que a LucasArts nos deu nesses 20 anos.

– Ron Gilbert
Responsável por vários de meus jogos favoritos como The Secret of Monkey Island, Loom, Day of Tentacle e muitos outros. Programador extremamente hábil e de muito bom humor, já saiu da LucasArts e hoje em dia tem sua própria empresa de criação de jogos, a Hulabee Entertainment.

– Tim Schafer
Trabalhou junto com Ron Gilbert durante anos em jogos como Day of Tentacle. Mas os destaques da sua carreira foram Dark Forces 2: Jedi Knight e o genial Grim Fandango, o primeiro adventure em 3D da LucasArts, totalmente baseado em temas mexicanos.

– Sean Clark
Quando Schafer e Gilbert saíram da LucasArts, Sean Clark ficou responsável pelo novo capítulo da série Monkey Island (Escape From Monkey Island). Grande responsável por The Dig.

– Lawrence HollandDepois de criar os fantásticos Star Wars: X-Wing e Star Wars: Tie Fighter, Holland criou a empresa Totally Games, especializada em simuladores. Mesmo fora da LucasArts, manteve uma relação excelente com a empresa e criou outros simuladores de vôo basedos na série Guerra nas Estrelas através da Totally Games.

:: OS JOGOS

Existem jogos que não envelhecem mesmo. Se vocês acharem esses jogos pela internet, não pensem duas vezes antes de baixá-los.

– The Secret of Monkey Island
Quando Guybrush Treepwood chega em Melee Island, nos confins do Caribe, para tentar realizar o seu desejo de virar um pirata, vive uma das mais engraçadas aventuras de todos os tempos, encontrando o verdadeiro amor, um pirata fantasma e descobrindo o segredo da Ilha dos Macacos. Nota 10.

– Maniac Mansion
Depois de ter a sua namorada capturada pelo pessoal sinistro que mora em uma mansão muito estranha, Dave e seus amigos devem enfrentar milhares de problemas para resgatá-la. Foi esse o jogo que destronou a Sierra como empresa líder em adventures. Com cinco jeitos de terminar o jogo, é diversão garantida.

– Star Wars: X-Wing
Em X-Wing você faz parte dos Rebeldes, lutando contra as forças do Império com as naves X-Wing, A-Wing e Y-Wing, com um pacote de expansão que adiciona a nave B-Wing a frota. Jogabilidade extremamente viciante, com total liberdade nos controles, podendo controlar os níveis de escudo, velocidade e comunicação com seus wingmen. Jogo até hoje o último da série, X-Wing Alliance.

– The Dig
O jogo mais controverso da LucasArts, justamente por ser um adventure sério, fora dos padrões da empresa, fazendo com que seja tão amado quanto odiado pelos fãs. O asteróide Attila está em rota de colisão com a Terra e o comandante Boston Low e sua equipe são mandados para o espaço para destruir o asteróide. Porém, nada é o que parece nesse jogo. Baseado em uma excelente idéia de Steven Spielberg.

:: SITES RELACIONADOS

– Site oficial
http://www.lucasarts.com/

– 20 Anos de LucasArts (Várias histórias engraçadas)
http://www.lucasarts.com/20th/

– International House of Mojo
http://www.mixnmojo.com


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024