A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 19/02/2003, às 03:07

Conheça GUNPEI YOKOI, criador do universo de METROID
E praticamente responsável pela empresa que hoje conhecemos como Nintendo! YEY! Gunpei Yokoi nasceu em setembro de 1941, em Kyoto, no Japão. Após se formar na Doshinsha University, com especialização em equipamentos eletrônicos, Yokoi começou a preencher formulários de emprego. Em 1965, Hiroshi Yamauchi o contratou para cuidar da manutenção dos equipamentos que faziam parte […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida


Gunpei Yokoi nasceu em setembro de 1941, em Kyoto, no Japão. Após se formar na Doshinsha University, com especialização em equipamentos eletrônicos, Yokoi começou a preencher formulários de emprego. Em 1965, Hiroshi Yamauchi o contratou para cuidar da manutenção dos equipamentos que faziam parte da linha de montagem da Nintendo, que até então fabricava cartas de baralhos (!).

Quando Yamauchi pensou em expandir a Nintendo e entrar no mercado de brinquedos em 1969, ele logo se lembrou de ter ouvido falar que Yokoi gostava de montar equipamentos eletrônicos em seu tempo livre. Atendendo um pedido de Yamauchi, Yokoi começou a brincar com a idéia, montando brinquedos como braços artificiais e armas de luz (Alguém lembra das pistolas de brinquedo do Zillion? Pois é…). Após ver o sucesso que um jogo eletrônico chamado Pong estava fazendo nos Estados Unidos, Yamauchi e Yokoi resolveram entrar nesse mercado.

A primeira criação de Gunpei foi os minigames da série Game & Watch. Esses minigames tinham custos de produção baixos, fazendo com que se tornassem uma mina de ouro para a Nintendo. Mais de 40 milhões de unidades foram vendidas, mudando para sempre o conceito de videogames das pessoas.

Na década de 80 a Nintendo estava entrando no mercado dos arcades. Infelizmente não tiveram o mesmo sucesso estrondoso que tiveram com os minigames. Os distribuidores dos gabinetes nos EUA já estavam para terminar o contrato quando Yamauchi nomeou Yokoi para ser o mentor de um jovem rapaz chamado Shigeru Miyamoto (sim, fãs de Mário e Zelda, ele mesmo!). Enquanto Yokoi desenvolvia o gabinete, Miyamoto desenvolvia o jogo e assim nasceu um dos mais conhecidos jogos eletrônicos de todos os tempos: Donkey Kong.

Em 1989, Yokoi resolveu atualizar a sua idéia de minigames para uma unidade totalmente programável, de baixo custo e com gráficos nítidos. Assim nasceu o Game Boy. Yokoi ainda foi responsável pela criação do Game Boy Pocket.

Yokoi foi também o responsável pelos jogos Metroid, Metroid II: Return Of Samus e Super Metroid, além de clássicos como Kid Icarus e do robô R.O.B. (Sigla de Robotic Operating Buddy. Quem nunca quis um desse?). Uma de suas maiores invenções, o Virtual Boy (óculos de realidade virtual monocromático vermelho), foi também responsável pela sua saída da Nintendo: a Big N o culpou pelo eventual fracasso do produto. Na minha humilde opinião, o produto tinha muito mais potencial do que o que foi mostrado pela Nintendo, e acabaram jogando toda a responsabilidade nas costas de Yokoi. Coisas de marketing mal feito.

Após sair da Nintendo, Yokoi criou uma companhia chamada Koto Company, cujo objetivo era o de produzir minigames para crianças. A Koto Company é conhecida com a empresa responsável pela criação do Wonderswan, o portátil que poderia se tornar o grande rival do Game Boy. Mesmo fora da Nintendo, Yokoi continuava sendo uma pessoa humilde, oferecendo consultoria à empresa de Yamauchi. Entre os sonhos de Yokoi estava o de criar uma companhia capaz de rivalizar a Microsoft! Como pensa pequeno esse rapaz, né? ^_^

Na verdade, pensava. Em 1997, Yokoi estava viajando de carro com Etsuo Kisoo, um executivo de Kyoto, na estrada Hokuriku, em Neagarimachi, quando Kisoo bateu na traseira do carro da frente. Ao saírem do carro para ver o tamanho do estrago, Yokoi e Kisoo foram atropelados por um outro que estava passando. Yokoi foi seriamente ferido e morreu duas horas depois. Kisoo teve uma costela fraturada. Um fim meio triste e bobo a um dos principais responsáveis pelo universo de games que temos hoje.

Leia mais:
:: Conheça toda história da heroína Samus e do universo de Metroid!
:: Gostou? Aproveite e leia também o review de METROID PRIME
:: E o R. Pichuebas aproveita e conta o que achou de METROID FUSION, o joguinho de Samus para GBA!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024