A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 31/03/2003, às 12:53

REVIEW: Donald Super
PK finalmente chega ao Brasil! E em grande estilo!! Como fazia tempo que eu não comprava um gibi da Disney. Antes de conhecer um mundo de super-heróis com personagens como Homem-Aranha, Batman e Superman, antes de Estranhos no Paraíso, Sandman, V de Vingança, Watchmen e outros títulos adultos, o pequeno R. Pichuebas de 9 anos […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida


Como fazia tempo que eu não comprava um gibi da Disney.

Antes de conhecer um mundo de super-heróis com personagens como Homem-Aranha, Batman e Superman, antes de Estranhos no Paraíso, Sandman, V de Vingança, Watchmen e outros títulos adultos, o pequeno R. Pichuebas de 9 anos lia as revistinhas Disney que sua mãe comprava. Revistinhas como Mickey, Zé Carioca e a de seu personagem favorito da Disney, o Pato Donald. Sempre nervoso e cheio de problemas causados pelos pestinhas Huguinho, Zezinho e Luisinho. Seja em aventuras com seu Tio Patinhas ou em disputas com o Gastão pelo coração de sua amada Margarida, não tinha como não gostar do Donald.

Adorava todas as histórias do pato, mas quando ele vestia o seu uniforme preto, colocava uma máscara e subia em seu carro 313 como o Superpato… Aquilo sim eram histórias maravilhosas! Eram aventuras incríveis, gostosas de se ler, muito bem escritas e em nenhum momento insultando a sua inteligência (Como alguns “quadrinhos adultos” de hoje em dia fazem). E as edições de luxo do Superpato? Colorização especial, histórias longas e nem um pouco chatas! Sensacionais como sempre. Mas o tempo foi passando, fui crescendo, deixei de lado as revistas da Disney e o meu herói favorito de infância acabou sendo esquecido.

Agora, em março de 2003, a Editora Abril me faz lembrar de tudo isso com a revista Donald Super, que traz para o Brasil as aventuras desse personagem criado na Itália. Itália? É isso aí: Paperinik (Nome original do Superpato na Itália) foi criado em 1969 por Guido Martina, tendo como inspiração o herói italiano Diabolik. Em suas primeiras histórias, Donald acha o diário secreto de um cavalheiro-ladrão chamado Fantomius que levava uma vida dupla roubando dos ricos. Após ler o diário Donald resolve se vingar de seu Tio Patinhas, Gastão e até mesmo de seus sobrinhos, que vinham lhe atazanando desde o começo da história. Com a ajuda do Professor Pardal que instala várias engenhocas em seu 313 e após roubar máscaras, também criadas por Pardal, de seus “inimigos” Patinhas, Gastão e outros (Pra quem conhece, é uma referência diretíssima à Diabolik, que tinha em suas máscaras a sua principal arma), Donald veste o uniforme original de Fantomius e nasce o herói Superpato!

A primeira edição de Donald Super traz duas histórias das mentes geniais das duplas Gianfranco Cordara e Lorenzo Pastrovicchio e Stefano Ambrosio e Claudio Sciarrone. A história principal mostra como Donald se transforma em Superpato (Uma mudança radical na origem, ignorando a que Guido Martina havia criado mas sem deixar de ser interessante. Pensem como um Ultimate Superpato). A história está excelente, roteiro de ficção científica de primeira e arte maravilhosa com a colorização digital que marcou época nos originais italianos. Várias referências a outros heróis dos quadrinhos, seriados e até mesmo filme (Robocop!!) foram inseridas na revista, o que a torna ainda mais divertida de se ler. A segunda história é sobre a origem de UM, a inteligência artificial que ajudará o Superpato em suas aventuras. Bônus para a Abril por ter inserido comentários sobre os personagens secundários da revista, o Diário de Donald, várias notinhas legais sobre o mundo do entretenimento (Tem até Zelda e GBASP lá no meio!) e alguns probleminhas de lógica.

Parabéns para a Editora Abril pela revista, que me fez voltar a comprar um gibi Disney e me lembrar que muito antes do Homem-Aranha meu herói favorito era o Superpato. E, claro, agradecimentos especiais para o nosso amigo Paulo Maffia que teve a paciência de aguentar as minhas perguntas de “Quando que a revista vai estas nas bancas?” por muito tempo.

E que venha Mickey X!!

Donald Super – Revista Bimestral, Formato Americano, R$ 6,90


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024