A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 02/12/2004, às 02:02

EGS 2004: o diário de um sábado como poucos
R.Pichuebas e Fanboy soltos na Terra da Garoa, em um artigo atrasado pacas! ^_^ E assim o Brasil teve o seu primeiro evento internacional voltado para os games. A Electronic Game Show 2004, realizada nos dias 19, 20 e 21 no Pavilhão de Exposições do Center Norte, em São Paulo, trouxe os lançamentos das maiores […]

Por
Julio "R.Pichuebas" Almeida


E assim o Brasil teve o seu primeiro evento internacional voltado para os games. A Electronic Game Show 2004, realizada nos dias 19, 20 e 21 no Pavilhão de Exposições do Center Norte, em São Paulo, trouxe os lançamentos das maiores e melhores empresas do ramo. Foi um fim-de-semana divertido pacas, cheio de surpresas agradáveis. Agora, acordar cedo com uma ligação do Fanboy ninguém merece… ^_^

:: MAS AINDA SÃO 6 DA MATINA!

Estava tudo certo: eu e o “garoto-ventilador” (como diz o Machine Boy) iríamos nos encontrar na Rodoviária de Santos às 7h45, para pegarmos o ônibus das 8h para São Paulo. Quer dizer, fazer força para levantar às 7h já seria um pesadelo.

No sábado fatídico eu acordo com o toque do meu celular. Caraca, quem poderia ser àquela hora? Olho no visor: o Fanboy. Mas hein?

– Alô… – disse eu, louco para que realmente fosse uma emergência.
– Bom dia, meu filho.
– Quituqué?
– Cara, mil desculpas pelo atraso. O meu despertador do Homer não tocou, o pequeno parou, e perdi a hora. Não se preocupa, vou correr aqui e a gente pega o ônibus das 8h30, não se preocupa. Aguenta ae.
– … Hã?
– É, meu. Güenta aí que vou tomar banho e eu já me encontro contigo e… Que voz de sono é essa? Acabou de acordar? Ah, então acordou tarde também! Putz, que bom! ^_^
– Mas… do que você tá falando? Ainda são 6h40, meu…
O silêncio do outro lado da linha permaneceu por quase um minuto. O cérebro do Fanboy havia fritado. O cara tinha errado o horário em quase 1 hora… para menos! Assim que o menino se tocou que ele havia levantado antes dos despertadores e que o horário de verão era um processo criado pelo demônio, desliguei e fui me preparar para a loooooonga viagem.

Casos bizarros à parte, vamos deixar de enrolação e ir direto para o que interessa: A MULHERA… Opa, quero dizer, OS GAMES!

:: ELETRONIC ARTS

A EA estava presente mas, como se diz, somente de corpo. Os lançamentos estavam lá, como a aventura Prince of Persia: Warrior Within e o first-person shooter Star Wars Battlefront, mas ninguém – mas ninguém mesmo!! – para conversar sobre os planos da empresa para o ano que vem. Parabéns, carinhas! Com todo o respeito, vejam se conseguem fazer melhor na próxima vez.

:: MICROSOFT

Estande legal, mas não consigo nem lembrar dos jogos que estavam sendo expostos. Sabem o que é você entrar num estande de jogos e sair só com a lembrança da decoração porque você bateu com o dedinho numa quina?! Exatamente o que aconteceu comigo. Conversando com a Microsoft, descobrimos que nada mudou: não existem planos definidos para trazer o XBox oficialmente para o Brasil. Novos planos de negócios estão sendo elaborados para fazer o console se tornar uma aposta rentável, mas até agora não há mais nenhuma informação.

:: N-GAGE

E justamente quando ninguém mais tinha esperanças, olha só o quem me aparece com força total e com uma sacada muito boa.

A Nokia estava presente, mostrando a versão ultimate do seu portátil, o NGage QD. Conversamos com um representante que estava presente no local e, como nos foi dito, a Nokia voltará no ano que vem com uma nova estratégia de marketing que poderá dar resultados positivos: O NGage QD será anunciado como o celular do gamer, não mais como uma plataforma portátil como o Game Boy Advance, Nintendo DS ou o PSP, e sim como um “acessório de luxo” dos jogadores. Interessante, mas pelo pouco que joguei ainda acho o portátil fraco (e caro) demais para competir. Vamos ver.

:: RAGNAROK ONLINE

Já havia jogado este MMORPG coreano na fase final do beta, mas agora que está completamente traduzido talvez eu volte a jogar novamente. O game será lançado comercialmente no mercado brasileiro no mês que vem pela multinacional Level Up!, que no Brasil está associada a Tec Toy (olha a gigante aí novamente!). O jogo é extremamente simpático, misturando cenários 3D com sprites 2D para os personagens em um mundo extremamente interessante. Ei, qualquer jogo em que eu possa ter um bichinho de estimação já sobre no meu conceito!

Para maiores detalhes, sugiro visitar o site da Level Up! que tem todas as informações sobre o jogo.

:: COMPETIÇÕES
Sim, lá estavam os malucos doidos para dar um tiro na sua cabeça! Competições de Counter-Strike Source, Halo 2, Super Mario Kart: Double Dash! e até mesmo de Fifa Soccer 2004 para o GBA!. Bem organizadas e com telões, era um prato cheio para os visitantes da feira.

:: NC GAMES – ou O MELHOR FICA POR ÚLTIMO

A importadora estava lá, mostrando todas as suas novidades, como o cardgame do Yu-Gi-Oh! em português (exclusivo pela NC Games) e o cardgame dos heróis da Marvel, o Marvel Trading Card Game Versus System. Voltaremos a esse assunto com mais calma, podem aguardar, pois a NC está com grandes planos para 2005. Ah, os cards já estão no mercado, então procurem!

:: NINTENDO – ou O MELHOR REALMENTE FICA POR ÚLTIMO!

O que dizer? Seja como um fã da Nintendo ou como um simples visitante, este foi o ponto forte do evento. A Grande N trouxe os lançamentos mais que esperados Metroid Prime 2: Echoes, Viewtiful Joe 2 e o coqueluche da feira: o Nintendo DS. O portátil é sensacional, bem menor do que eu esperava, com som e gráficos de primeira. Admito que foi um pouco complicado pegar o jeito dos controles de Metroid Prime: First Hunt, mas em pouco tempo estava chutando o traseiro gordo do Fanboy.

Aproveitamos para conversar com Melissa Selby, Gerente Sênior de Vendas e Marketing para a América Latina da Nintendo, para saber mais detalhes sobre a volta da Nintendo ao Brasil. “A Nintendo não saiu realmente do Brasil”, disse Melissa. “Com o fim do contrato com a Gradiente, mudamos nossa estratégia, e adotamos um plano com distribuidores e co-sellers, que continuariam trazendo os produtos direto do Japão. A presença da Nintendo na EGS esse ano é a prova do nosso compromisso em atuar novamente mais de perto no mercado brasileiro”.

Além disso, Melissa deixou claro que a Nintendo pretende investir em jogos desenvolvidos no Brasil, e que já mantém contatos com alguns desenvolvedores por aqui. Agora é esperar e torcer para um jogaço brasileiro entrar na lista da Big N.

A Nintendo está de parabéns pela atenção dedicada a cada um dos visitantes e pelo atendimento ao pessoal de imprensa. Agradecimentos a Srta. Selby e ao Daniel Gaspar pela atenção.

E também parabéns pelas belíssimas atendentes! 🙂

:: COMENTÁRIOS FINAIS

A EGS está de parabéns. Apesar da área relativamente pequena do Center Norte que foi reservada para o evento, conseguiu mandar muito bem na organização, com espaço para se locomover tranquilamente inclusive nos horários de pico e pelo atendimento excepcional para o pessoal de imprensa.

Não vou mentir: o evento tem um potencial enorme. Porém, nesta primeira edição, faltou conteúdo – nada que algumas palestras técnicas não conseguissem resolver. Tudo bem, o público quer jogar os lançamentos, mas esse diferencial poderá fazer toda a diferença na próxima EGS.

Bem, até a próxima!


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024