A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 30/06/2006, às 10:29

SUPERMAN RETURNS: OS 10 PIORES DESENHISTAS
Aaaarrgh!!! Meus olhos!!! Deus… meus… olhos… Falar mal do trabalho dos outros. Sei o quanto isso é mal, mas o trabalho tem que ser feito. Isso se chama “crítica”. Não há uma pessoa no mundo que não tenha tido seu trabalho criticado ao menos uma vez. O todo-poderoso Frank Miller mesmo já errou (com O […]

Por
Emílio "Elfo" Baraçal


Falar mal do trabalho dos outros. Sei o quanto isso é mal, mas o trabalho tem que ser feito. Isso se chama “crítica”. Não há uma pessoa no mundo que não tenha tido seu trabalho criticado ao menos uma vez. O todo-poderoso Frank Miller mesmo já errou (com O Cavaleiro das Trevas 2 e Spawn & Batman). Se ele erra e tem seu trabalho criticado, por que não outros? Assim é com filmes, séries, esculturas, pinturas, carros ou qualquer outra coisa no planeta.

É algo ingrato dar o nome aos bois? É, mas fazer o quê… ? Eis os dez piores desenhistas de Superman (na minha opinião):

:: 10 – DOUG BRAITHWAITE
Ele sabe desenhar, mas… por quê peca tanto assim na finalização? Por quê o traço dele tem que cagar tudo no final? O cara conhece estrutura anatômica, teoria de perspectiva, um storytelling bacana, entre outras características. E por quê o resultado sai tão… nhé? Pra mim, dá a impressão que ele sempre esteve com pressa, definiu o desenho de qualquer jeito e ficou a coisa suja que ficou. Na minha opinião, o Superman e seu mundo caem perfeitamente em um tipo de traço médio, ou seja, nem limpo demais e nem sujo demais. Porém, Doug não parece pensar assim. O Superman dele não tem cara de bonzinho, não faz poses lá muito heróicas (e quando faz, é muito dura, parecendo que as juntas dos personagens foram coladas com SuperBonder) e nem parece natural.

:: 9 – KIERON DWYER
Não dá pra sacar qual é a do Kieron. Tem momentos em que o rosto do azulão que o cara desenha parece um adolescente. Em outros momentos, se substituir o cabelo… parece o Wolverine! Como ele consegue essa mágica da transformação? O estilo dele também não ajuda. Não é nenhum pouco chamativo, envolvente ou parece possuir qualquer outro atrativo. Também tem o fato de que ele é muito preguiçoso pra desenhar cenário. Já vi páginas inteiras dele sem um único cenário de fundo.

:: 8 – BRENT ANDERSON
Sujeira, pelo amor de Deus, sujeira. O desenho desse cara tem excesso de traços, hachuras e otras cositas más que misturadas, criam um poluição visual sem precedentes. Algumas vezes nem é possível distinguir o olho da sombrancelha. Não sei o que é pior: isso ou o fato de ele desenhar personagens que parece que tiveram as juntas coladas, ou seja, nada naturais e sim, muito duros. Só não pegou uma colocação pior porque desenhou o Super muito pouco. E olha que já foi o suficiente pro cara entrar pra lista.

:: 7 – DOUGH MAHNKE
Aquilo não são pessoas. É isso que penso quando vejo o desenho dele, principalmente no começo de carreira. As mulheres desenhadas por ele parecem travecos, principalmente a Mulher-Maravilha. E o Superman dele tem a cara de um completo boçal. Parece uma versão bisonha do Frankstein. Mas ele bate o recorde mesmo é de composição de cena extremamente ruim. Ele abusa da falta de bom senso na hora de equilibrar os elementos de um quadro.

:: 6 – JACKSON GUICE
Sabe o lance de visual fotográfico que Alex Ross faz com pintura? Parece que Guice tenta fazer isso com seus traços e… não fica legal. Principalmente com super-heróis. Não há dinamismo, não há o clima heróico que um personagem de quadrinhos necessita. Ele ficaria muito bem em histórias policiais e não em coisas com superpoderes aparecendo a cada esquina.

:: 5 – PETER KRAUSE
Bobão. Se Mark Schultz é o roteirista bobão, Peter Krause é o desenhista bobão. E é isso que o azulão do cara é: um palhaço de marca maior. Não tem nada de “super” e nem de “homem”. Dá pra ver na testa dele escrito “covarde”. Alguém aí avisou pra ele que o cara tava desenhando o SUPERMAN (sim, com todas as letras maiúsculas)? Parece que não. Isso quando as mulheres que ele desenha não parecem homem ou tem a bunda sem graça da Barbie.

:: 4 – BARRY KITSON
Nunca gostei de Barry Kitson. Nem mesmo quando ele fazia Azrael, título que a arte dele caía melhor. Aí ele foi fazer o azulão durante um tempo e… todos ficaram com cara de gato. Pensei que o Rob Liefield fosse o único que conseguia isso, mas Kitson mostrou que o cara não está sozinho. O Superman de Kitson tinha de tudo, menos o fato de ser Super. E vai gostar de risquinho lá na China.

:: 3 – JON BOGDANOV
Esse figura nas listas de 9 entre 10 fãs do Superman. O quê??? Ele está em terceiro? Então existe alguém pior do que Jon Bogdanov? Sim, existe e é só acompanhar abaixo. Só que Bogdanov sabe desenhar, é sério. O problema é que é difícil de identificar. Bogdanov, em seu começo de carreira tinha um desenho mais clássico, que lembrava um pouco o desenho do Jerry Ordway, ou seja, algo de excelente qualidade. Aí, de repente, o cara desandou. Não sei se ele quis mudar de estilo ou simplesmente relaxou (ou seja, apertou o botão do “dane-se”). O fato é que ele deixou de desenhar um azulão bem legal pra algo muito rabiscado e parecendo que foi “feito nas coxas”. Não dá pra entender.

:: 2 – CHRIS GOSSETT
Esse é pior do que Bogdanov porque tudo o que o anterior fez, parece que fez por escolha (que droga de estilo tu foi escolher, hein, Bogdanov?), mas não Gossett. Esse não tem desculpa de mudança de estilo ou puro relaxamento. Ele é ruim mesmo! A cada quadro parece que o Super é uma pessoa diferente, isso só pra falar do personagem principal. Não queira ver o que ele faz com o resto. E tem horas que ele não sabe se faz um estilo mais “hachurado” ou algo mais “plástico”, quase liso. E tem certos rostos do Super que ele faz que me lembra o Sylvester Stallone. Medo, muito medo. Ainda bem que sumiu.

:: 1 – CARLOS MEGLIA
Vou confessar uma coisa: não entendi o que aconteceu com Carlos Meglia. Ele desenha SUPERBEM (desculpe o trocadilho imbecil), então… que coisa horrenda foi aquela durante sua passagem nas histórias do personagem? Pra quem não conhece o cara, vamos recapitular. Creio que alguém aí deve ter assistido na HBO uns anos atrás um desenho animado chamado CyberSix. Pois é, essa animação é baseada nessa mesma personagem, criada por Meglia. E a animação é cuspida e escarrada a arte de Meglia. Se você se impressionou com o visual da coisa, saiba que o gibi ainda é melhor. Se tiver a oportunidade de colocar as mãos em um raro exemplar de “CyberSix”, faça-o. É muito detalhista, envolvente, com um storytelling beirando a perfeição, com estilo próprio que não remete a ninguém, entre outras zilhões de qualidades. Se a arte do cara é tão espetacular assim, por quê ele é o pior desenhista do Super? Prefiro não falar nada e peço que veja a imagem à esquerda. É, acho que diz tudo.


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024