A ARCA - A arte em ser do contra!
 
Menu du jour! Tutu Figurinhas: o nerd mais bonito e inteligente dessas paragens destila seu veneno! GIBI: Histórias em Quadrinhos, Graphics Novels... é, aquelas revistinhas da Mônica, isso mesmo! PIPOCA: Cinema na veia! De Hollywood a Festival de Berlim, com uma parada em Nova Jérsei! RPG: os jogos de interpretação que, na boa, não matam ninguém! ACETATO: Desenhos animados, computação gráfica... É Disney, Miyazaki e muito mais! SOFÁ: É da telinha que eu estou falando! Séries de TV, documentários... e Roberto Marinho não está morto, viu? CARTUCHO: Videogames e jogos de computador e fliperamas e mini-games e... TRECOS: Brinquedos colecionáveis e toda tranqueira relacionada! Tem até chiclete aqui! RADIOLA: música para estapear os tímpanos! Mais informações sobre aqueles que fazem A Arca Dê aquela força para nós d´A Arca ajudando a divulgar o site!
Artigo adicionado em 28/07/2006, às 06:29

FILMES DE LOBISOMENS QUE VOCÊ PRECISA VER
Se for dia de lua cheia, é melhor ficar preparado! ::: O HOMEM-LOBO ::: Ano: 1935 Diretor: Stuart Walker Precisa ser conferido muito mais pelo seu valor histórico do que pela qualidade do filme, na verdade. Foi a primeiro esforço do estúdio Universal, que mais tarde se especializaria em produções de terror com monstros clássicos, […]

Por
Thiago "El Cid" Cardim


::: O HOMEM-LOBO :::
Ano: 1935
Diretor: Stuart Walker
Precisa ser conferido muito mais pelo seu valor histórico do que pela qualidade do filme, na verdade. Foi a primeiro esforço do estúdio Universal, que mais tarde se especializaria em produções de terror com monstros clássicos, no tema “lobisomem”. Durante uma expedição botânica no Tibet, o Dr. Wilfred Glendon (Henry Hull) é atacado no meio da escuridão por um estranho animal. De volta a Londres, ele começa a se transformar em lobisomem durante a noite e passa a aterrorizar a cidade. Só é bizarro saber que a cura para a sua maldição se esconde em uma rara flor asiática.

::: O LOBISOMEM :::
Ano: 1941
Diretor: George Waggner
A mais clássica película do homem que se transforma em lobo – na qual Lon Chaney entraria para a história dos filmes de lobisomens da mesma forma que Bela Lugosi (que, por sinal, faz parte do elenco também) entrou para a história dos filmes de vampiros. Até hoje a maquiagem de Chaney e a sua seqüência de transformação são referências para o gênero e para toda a cultura pop (lembram do Freakazoid?). Depois da morte de seu irmão, Larry Talbot retorna da América direto para a sua terra natal em Wales. Quando visita um acampamento cigano, acaba sendo atacado por um habitante local que pode se transformar em lobisomem. Larry mata o lobão mas é mordido durante a luta. Logo ele descobre que adquiriu a maldição e vai assumir a forma peluda a cada lua cheia.

::: A FERA DEVE MORRER :::
Ano: 1974
Diretor: Paul Annett
Uma mistura de trama detetivesca com filme de lobisomem. Tom Newcliffe, um rico homem de negócios e caçador experiente, traz seis convidados para a sua casa na fazenda na qual instalou câmeras de vídeo e um sistema de segurança de altíssima (?) tecnologia. Todos os convidados, incluindo a surpresa esposa de Tom, terão que passar o fim-de-semana inteiro ali. A idéia é descobrir qual dos convidados é um temível lobisomem. O mais legal é que o filme tem um clipe, logo no começo, convidando os espectadores a tentar identificar a fera assassina – e, próximo do final, surge um vídeo de 30″ chamado “Werewolf Break”, pedindo que nós pensemos um pouco a respeito das evidências. Lembra do jogo “Detetive”? Pois é, bem por aí.

::: GRITO DE HORROR :::
Ano: 1981
Diretor: Joe Dante
Outro cult movie de primeiríssima linha, cortesia do diretor de “Gremlins”, Joe Dante. Baseado em um livro de Gary Brandner, “Grito de Horror” conta a história de uma repórter de TV (Dee Wallace-Stone) que, para recuperar-se de um encontro com um temido matador, viaja para uma espécie de retiro espiritual na Califórnia conhecido como “A Colônia”. Não demora para que a xereta jornalista encontre a conexão entre o serial killer que andara investigando e o tal lugar – que é um verdadeiro ninho de lobisomens. Bons efeitos especiais, muita violência, um tanto de sensualidade e nudez e toneladas de bom humor e referências – a filmes de terror antigos, ficção científica e até desenhos animados. Merece ser visto com carinho.

::: UM LOBISOMEM AMERICANO EM LONDRES :::
Ano: 1981
Diretor: John Landis
Clássico total e absoluto, mistura na dose certa terror, suspense e uma deliciosa e bem-vinda pitada de humor negro. Dois estudantes americanos estão fazendo um mochilão pela Europa e são atacados por um lobisomem. Um acaba sendo morto, enquanto o outro é ferido – e a criatura é eliminada, revertendo à sua forma humana. O povo do vilarejo nega completamente a sua existência. O fato é que nosso sobrevivente começa a ter diversos pesadelos de sangue e morte, e descobre estar se transformando em lobisomem durante a noite. O mais legal é que seu amigo destroçado e demais vítimas de sua fúria sanguinária começam a aparecer, em forma de espíritos, para assombrar a sua vida – já que foram mortos de maneira não-natural e precisam da morte do simpático licantropo para poderem ser libertados para sempre. A seqüência da primeira transformação em lobisomem é daquelas inesquecíveis – assim como quando nosso herói acorda peladão dentro da jaula dos lobos no zoológico.

::: A COMPANHIA DOS LOBOS :::
Ano: 1984
Diretor: Neil Jordan
Exatos dez anos antes de “Entrevista com o Vampiro”, Neil Jordan brincava com o mito dos lobisomens neste conto de fadas perturbado que mistura fantasia, sexualidade (no sentido mais freudiano possível), poesia visual, muitas metáforas e – bingo – um pouco de Chapeuzinho Vermelho. A jovem Rosaleen (Sarah Patterson) é uma adolescente que tem sonhos muitos estranhos, nos quais é uma pobre garota do período medieval que passa a maior parte do tempo escutando as histórias de sua avó (Angela Lansbury) sobre homens que se transformam em lobos. E acredite: isso é só o começo. A moça ainda vai conhecer um lobisomem bonitão e enão…uh, what a nasty werewolf he is!

::: BALA DE PRATA :::
Ano: 1985
Diretor: Daniel Attias
Baseado no livro de Stephen King, outra película emblemática do gênero nos anos 80, reprisada à exaustão no SBT. A pequena cidade de Tarker’s Mill sempre foi um lugarzinho muito pacífico, sabe? Até que começaram os brutais assassinatos, deixando a população em pânico. Enquanto todos acreditam tratar-se de um maníaco, o garotinho paralítico Marty (Corey Haim) acredita que deve ser ação de um lobisomem. E a caçada começa. Divertida participação de Terry O’Quinn, o mestre John Locke de “Lost”, como o xerife do vilarejo. Ótima diversão.

::: O GAROTO DO FUTURO :::
Ano: 1985
Diretor: Rod Daniel
Escrito por Jeph Loeb, conhecido de longa data dos fãs de quadrinhos. Pode não ser fantástico e genial como “De Volta Para o Futuro”, mas tem aquela gostosa inocência oitentista que embalou as nossas “Sessões da Tarde”. Michael J.Fox (sempre ele…) interpreta o adolescente Scott – jovem jogador do time de basquete da escola que é desprezado pela garota amada que parece nem saber que ele existe. Até que ele descobre que é herdeiro de uma família de lobisomens. As transformações acontecem sem controle, transformando o sujeito simplório em um verdadeiro sucesso na escola e em eventos sociais, mesmo com a cara toda cabeluda. Mas ele só quer ter a sua vida de volta ao normal, sem tantos pêlos por toda parte. No ano seguinte, ganharia uma divertida série animada e, em 87, uma desnecessária e sem graça continuação.

::: LOBO :::
Ano: 1994
Diretor: Mike Nichols
Subestimado trabalho do mesmo Nichols de Closer. Em “Lobo”, Jack Nicholson entrega uma interpretação inspirada e até certo ponto assustadora como o azarado Will Randall, que perdeu a promoção no emprego e até a mulher para um garotão do escritório (James Spader). Durante uma viagem, no entanto, Will é mordido por um lobo – e rapidamente começa a manifestar estranhas mudanças em seu comportamento. Fica mais forte, mais intenso, mais competitivo e com os sentidos completamente ampliados. E embora esteja se apaixonando novamente, desta vez pela filha de seu chefe (Michelle Pfeiffer), cada vez mais Will se transforma no animal que o mordeu – mantendo, inclusive, a sede de sangue. Na época, nerds de todo o mundo afirmaram em uníssono que Nicholson e suas costeletas dariam um excelente Wolverine.

::: POSSUÍDA :::
Ano: 2000
Diretor: John Fawcett
Cultuada produção independente do diretor do recente Escuridão. A jovem Ginger tem 16 anos e é do tipo revoltadinha, uma daquelas metidas a gótica e meio rebelde sem causa. Ao lado de sua irmã mais nova, começa a fotografar cenas de morte e faz um pacto de que ambas teriam que morrer juntas. Em outubro, quando chega a sua primeira menstruação, é noite de lua cheia e Ginger é mordida por um lobisomem. Bingo. Seu corpo e seu temperamento passam por diversas mudanças – e sua irmã Brigitte conta com a ajuda do drogadinho Sam para encontrar uma cura. À medida que se aproxima o Halloween e outra lua cheia, a menina Ginger começa a ficar mais e mais assustadora – e as mortes não param.

::: O PACTO DOS LOBOS :::
Ano: 2001
Diretor: Christophe Gans
Não é bem um filme sobre lobisomens, mas é uma ótima produção de terror + ação e que explora bem o mito do monstro (podendo facilmente se transformar em uma campanha de Mundo das Trevas, aliás, vista pelo outro lado da coisa). Baseado na história real da Fera de Gevaudan, que aterrorizou a França na metade do século XVIII. Em 1765, uma fera desconhecida tem matado humanos e animais com notável ferocidade. O caso fica tão grave que o Rei da França despacha enviados para descobrir o que está acontecendo e matar a criatura. Nosso herói, Chevalier de Fronsac, terá combater não só a fera, mas também a ignorância dos locais e conspirações que envolvem duas mulheres (uma aristocrata e uma prostituta) e o enigmático Mani. Com Vincent Cassel, Mark Dacascos e a sempre bela musa italiana Monica Bellucci. Vale a pena. Leia a crítica aqui.

::: CÃES DE CAÇA :::
Ano: 2002
Diretor: Neil Marshall
Filme inglês que foi lançado direto para vídeo aqui no Brasil – mas merecia um destino melhor porque é realmente muito interessante. Um esquadrão britânico de soldados é enviado em uma missão de treinamento na Escócia contra um esquadrão das forças especiais. Ignorando as histórias “infantis” ouvidas sobre o lugar, eles continuam a missão até encontrarem os restos mortais de seus companheiros das forças especiais em uma piscina de sangue. Na noite estrelada, tudo que se ouve é um uivo assustador. E o que começou como treinamento se transforma em uma batalha contra uma sanguinária tribo de lobisomens.

>>>> EVITE, MESMO QUE SOB TORTURA <<<<
AMALDIÇOADOS (2005) – Quer saber o porquê? Clique aqui!
ANJOS DA NOITE (2003 e 2006) – Preciso mesmo dizer? De verdade?


Quem Somos | Ajude a Divulgar A ARCA!
A ARCA © 2001 - 2007 | 2014 - 2024